terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cinema auxilia educadores em sala de aula e pais em casa

Cinema auxilia educadores em sala de aula e pais em casa

O cinema é uma fonte de entretenimento bastante usada nos dias de hoje e por estar tecnologicamente muito evoluído e absorver os avanços do mundo digital introduzindo as novidades dos recursos digitais nas telas e as preferências sociais nos roteiros tem sido um dos principais meios de entretenimento buscados pelo grande público.
Não é a toa que nas grandes cidades do Brasil as salas de cinema vêm se multiplicando a cada dia.
O cinema vem provando ser uma forma inteligente, fácil, segura, acessível e principalmente bastante eficaz para todos os que buscam uma forma divertida de passar algumas horas do dia e não dispõe de meios diferenciados de acesso a cultura (parques, teatro, shows).
O cinema além de apresentar uma gama gigantesca de opções, entre filmes, documentários e desenhos, também oferece ao público preços cada vez mais acessíveis e o principal nas grandes cidades: segurança.
Nos tempos atuais em que os valores da sociedade parecem estar sendo colocados à prova o cinema vem surpreendendo. Hollywood não se deixou tomar pela onda de inutilidade e incapacidade criativa que parece ter tomado conta da televisão. Os filmes tem sempre proporcionado oportunidade reflexiva e principalmente pedagógica. Ensinando nas telas valores embutidos em histórias interessantes e envolventes.
Um grande exemplo é o filme da Sony Pictures “Os Smurfs”, uma criação baseada em um clássico da década de 1980, que com certeza encanta aqueles que viveram a juventude e infância nesta época, mas que consegue cativar as crianças e adolescentes de hoje e ensina valores como: a importância da persistência, da cooperação, da disciplina, do respeito às normas e às diversidades e individualidades, que são temáticas que devem ser trabalhadas em sala de aula e em casa. Além de ser um filme que pode ser aproveitado em sala de aula para introdução de temas nas áreas de Língua Portuguesa (por causa da linguagem peculiar dos personagens), Língua Inglesa, Língua Espanhola (pois os Smurfs recebem outro nome nos países desta língua), Artes, Ciências da Natureza (para tratar do meio ambiente), Geografia, História, Sociologia, Filosofia...
Ficaríamos um longo tempo discorrendo exemplos de um único filme. Para utilizar filmes em sala de aula é simples basta incentivar o acesso ao cinema e dar aos professores o estímulo para criar e produzir. Para os próximos meses teremos lançamentos ligados ao público infantil, como “Deu a Louca na Chapeuzinho 2”, estejamos ligados.

Juliana Abrão da Silva Castilho
Mestre em Sociologia e 
Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins
IFTO- Campus Palmas
juliana_castilho@rocketmail.com