quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O que faz do brasil, Brasil?

O que faz do brasil, Brasil?




3º bimestre: leitura

O que faz do brasil, Brasil? Roberto DaMatta
Link para acessar o livro on line:
http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Roberto_DaMatta_-_O_Que_Faz_o_Brasil_Brasil.pdf

Cidadania burlada





Cidadania burlada
Eventos III-2012
Aluna: Hindya Lessa de Souza Batista
          Fala-se muito em cidadania principalmente em períodos eleitorais, razão pela qual o significado desse bem ter se limitado ao ato de votar, o que é errôneo. Exercer a cidadania é ir além da escolha de nossos representantes, é fazer a escolha consciente e refletida, e mais exercer a cidadania é preocupar-se com a qualidade de vida da coletividade e não apenas em seus próprios interesses.

        Buscar a efetiva cidadania ficou restrito aos grupos urbanos, pois estes têm mais acesso ao conhecimento constitucional, ficando de fora os indígenas que como senão bastasse o desgaste cultural sofrido ao longo da história brasileira, também ficaram restringidos pela dificuldade ao acesso a educação. Além dos indígenas as populações rurais também ficaram excluídas de exercerem a cidadania em seu sentido amplo.

       Ser cidadão deveria ser característica de todos, o que não ocorre, pois muitas vezes somos privados de nossos direitos básicos: acesso à saúde, educação e somos vítimas de preconceito. Os agentes catalisadores da falta de acesso a educação e saúde são: as fraudes no sistema político,corrupção e falta de cobrança por parte da população são fatores que impedem que esses benefícios sejam presentes na vida todos.

      A corrupção que e um arrombo aos cofres públicos desviam os recursos que fariam um bem coletivo se fosse devidamente aplicado. Já a falta de cobrança é resultado do comodismo, a maioria das pessoas acredita que o fim da corrupção e impossível, por isso deixam de realizar cobranças em seus representantes, e mais uma vez o exercício da cidadania é burlado.

      E de suma importância que a cidadania no seu sentido verdadeiro esteja presente em nosso cotidiano, e não só aquela em se fazem propaganda em épocas eleitorais, ao passo que precisamos desse bem esbarramos na falta de conhecimento de outros. Portanto o caminho plausível  a se tomar e que os que tem esse conhecimento seja voluntario e pressione para que os direitos básicos seja aproveitado por todos ,livrando-se do individualismo e instaurando a cidadania.

Em busca da cidadania


Em busca da cidadania
Samayra - Turma de Eventos 3 - 2012

O Caminho para que os índios conquistem a cidadania ainda é longo e com muitos obstáculos, mas não é impossível. Essa conquista depende de todos os brasileiros e principalmente dos índios.

A consolidação da cidadania para os índios depende muito da maneira como são vistos na sociedade. O preconceito ainda é muito grande quando se trata dos índios. A sociedade precisa se conscientizar que os povos indígenas têm direitos, assim como outros povos, e precisamos lutar juntos contra o preconceito e em defesa dos mesmos em vista para a manutenção de seus direitos.

Há muitos obstáculos á serem vencidos, como por exemplo: a garantia de suas terras, a integração social, a participação política etc. Mas como resolver a situação em que se encontram os povos indígenas?

Primeiramente, temos que conceituar cidadania, que nada mais é que direitos e deveres que um indivíduo tem perante a sociedade. Para que os direitos sejam exercidos por estes povos, precisam ter consciências de que possuem direitos, deveres também, assim sendo, poderão reivindicar-los.

Vale ressaltar que esse processo é longo e que pode demorar e pendurar por anos, mas precisa ser resolvido, e por ser um processo lento, um passo devera ser resolvido de cada vez, a começar a fazer com que os direitos dos indígenas sejam mantidos e preservados.

Exercendo a cidadania


Exercendo a cidadania

Aluna: Raioneide - Turma de EVENToS 3 - 2012

 

Para que qualquer ser humano possa exercer a cidadania, ele deve ter conhecimento de seus direitos e deveres quanto a ser cidadão.

Os povos indígenas têm direitos previstos por lei, como o direito a terra, a educação, e manutenção de sua cultura tribal, entre tantos outros, porem a sociedade ainda os vêem como se não pudesse cuidar de si mesmo, como ser não tivessem a capacidade de saberem o que é melhor para eles. O problema está muito ligado ao modo como a sociedade já taxou os indígenas. Ainda há os que ridicularizam seus costumes, crenças, modo de vida etc.

A educação que os indígenas recebem nem os deixam capacitados competir na sociedade “branca”. Qual é a porcentagem dos poucos que ingressam nas universidades através das cotas indígenas e que chegam a concluir seus cursos? É quase uma piada este descaso.

Se os indígenas não têm uma educação de qualidade que é um direito de todo ser humano, do que adianta dizer que eles são cidadãos se não tem conhecimento de seus direitos e deveres na sociedade?

Quanto os povos indígenas reivindicam seus direitos, até a mídia que deveria informar aos cidadãos de forma limpa fazem é distorcer a realidade da pelo quais lutam os indígenas, e ainda passa para os espectadores a visão de que os indígenas são causadores de baderna e de destruidores da paz social.

Para garantir os indígenas o poder de exercerem seus direitos quanto cidadão, a sociedade tem que lhe oferecer educação digna e de qualidade, mas está sem interferi na sua cultura, para que possam tomar conhecimento quanto cidadão de seus direitos e fazerem valer já que são previstos por lei.

 

Enfim, direitos!



Enfim, direitos!

Kelly Lorrany Silva Pereira
Eventos III -2012

Desde os tempos mais remotos, a sociedade busca por cidadania e liberdade. Começou com as revoltas e revoluções, uma delas a Francesa e a Independência dos EUA.
A cidadania é um princípio de igualdade, e vice-versa, onde a mesma só passa a ser validada quando conjuntos de direito e deveres são divididos e entregues à todos, de forma igualitária. Sem que haja qualquer diferença com aqueles que possuam vida social, econômica ou política menor que outros.
Claro que não basta apenas às organizações políticas estabelecerem leis ou decretos que transformem a cidadania em cidadania. Isso depende principalmente das pessoas em si conscientizarem e fazê-las valer. Respeitando as diferenças sociais, promovendo a inserção de trabalhadores em empregos conforme não sua classe social, mas pela qualidade dele, ter educação para menores e maiores de idade, saúde, direito de liberdade de expressão, de escolha, de votar. Enfim, direitos!
Esses seriam um bom e com certeza longo caminho para produzir cidadania entre cidadãos. Desde que todos, sem exceção, mesmo aqueles que se sintam privilegiados por uma honra de ter bom emprego, estudo e dinheiro para desfrutar dos luxos da vida, possam também lutar por direito humanísticos igualitários.



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Índios também são cidadãos


Índios também são cidadãos
  
Aluna: Hellen Jordhana
Eventos lll  - 2012

Para começar a falar sobre cidadania, começaremos com uma pergunta: Será que estamos de fato exercendo a cidadania da maneira correta dando os direitos de cada um de se manifestar?

Estamos hoje excluindo pessoas do direito a cidadania, um exemplo disso são os indígenas, segundo um depoimento da FUNAI:
“O reconhecimento da cidadania indígena na Constituição proporciona aos povos indígenas brasileiros igualdade política em relação ao restante da população brasileira. Desse modo podem ter se assim desejarem, carteira de identidade e título de eleitor, como também podem usufruir do atendimento de saúde e educação pública.”

Isso era o que realmente deveriam acontecer, os índios sendo favorecidos com os mesmos direitos de cidadania como nós, mas a realidade é outra, índios sendo mortos por tentarem conseguir manter a sua cultura, por quererem um lugar para moradia.

Ainda há muito preconceito com eles por manterem a sua cultura, o que eles realmente querem é só um espaço para viver livremente sem que haja mortes e escravidão da parte dos outros, muitos assistem essa triste realidade de braços cruzados sem se importar ou ao menos lembrar que os índios foram os primeiros habitantes e que nós invadimos o espaço deles trazendo outras culturas dizendo serem o mais civilizados. Na verdade quem era o mais civilizado? Nós que invadimos a terra deles tentando empurrar outros conceitos e escravizando-os ou os índios que só queriam um pouco de liberdade?

Vejamos o desabafo de um índio apenas querendo seus direitos:
“Para a sociedade nós índios não somos cidadãos, mas sim pessoa, que não luta por seu objetivo, pois luta em busca de uma vida melhor.
Pois devido exercício pleno da cidadania como nos índios é, sobretudo, pessoa as que lutam pelo os seu direto originário de povo para reconhecer os diretos, constuição federal para uma grande luta de todos os nossos parentes vamos busca na cidadania dos nossos pais.
Vivemos em busca de mundo melhor para nos índios.”

Em quanto estamos apenas olhando para nós mesmos tem gente morrendo para conseguir apenas um pouco de respeito e veremos uma das culturas mais antigas do nosso país morrer.




Cidadania, direitos e deveres


Cidadania, direitos e deveres
Aluna Laura Paz - Turma de Eventos 3 - 2012


Cidadania é o conjunto de direitos e deveres de um cidadão. Essa simples definição leva a uma discussão a respeito do acesso de todos aos direitos garantidos pela lei e do cumprimento dos deveres contidos na mesma por toda a sociedade.
A realidade do Brasil mostra uma grande falha no acesso aos direitos pelas classes mais carentes sem articulação que garanta a igualdade, que por sinal é um dos direitos primordiais, em diversos aspectos como educação, cultura, oportunidade, dando origem a uma massa desinformada e alienada.
 O descumprimento dos deveres é uma problemática que potencializa a desigualdade social. Ação provinda das classes mais favorecidas que buscam a realização de interesses pessoais. A ilegalidade do descumprimento de deveres aumenta a desigualdade a partir do momento em que a classe que comete tal ação tem em suas mãos o controle e a manipulação do Estado.
Nota-se que o Estado influência diretamente os brasileiros ao exercerem seus direitos e deveres, afinal cabe a ele a imposição dos deveres e a fiscalização,  bem como o acesso aos direitos. Uma solução para equilibrar e dar igualdade é a aplicação de uma política ética, que conscientize todos a buscarem a cidadania.